Pesquisar neste blogue

sábado, 11 de setembro de 2010

Acróstico: VIVA A FRUTA



As frutinhas andavam muito desesperadas à procura de alguma criança que pudesse saboreá-las. Porém estava muito difícil, quase impossível, a maioria das crianças não gostavam de frutas, preferiam lanchar salgadinhos, refrigerantes, iogurtes, entre outras coisas, e com isso as frutinhas ficavam para trás.

Elas estavam muito tristes por terem sido esquecidas, com o tempo iriam acabar por desaparecer do mundo e isso não poderia acontecer!

Realizaram uma reunião, para que cada uma das frutas falasse da sua importância na vida de cada criança:

Banana: - Sou rica em carboidrato, o meu consumo oferece energia de forma rápida ao organismo. Sou rica também em potássio, vitamina A, C, B6 e em fibras.

Morango: - Sou uma fruta que contém uma grande quantidade de vitamina C , que preserva os ossos, dentes, gengivas e vasos sanguíneos, aumenta a absorção de ferro, ajuda o sistema imunológico e aumenta a cicatrização.

Maçã: - Sou rica em vitaminas A, B1, B2, C, ainda tenho 85% de água, sou excelente para o cérebro e posso contribuir para um sono tranquilo.

E, por fim, a pêra: - Não tenho colesterol, sódio ou gordura saturada, além disso, tenho mais doce, açúcar natural, do que qualquer outra fruta. Possuo uma grande quantidade de nutrientes.

Ao falarem da grande importância que cada uma tinha, perguntaram-se: - Como é que a maioria das crianças não gosta de frutas? - Somos tão saborosas e ainda por cima muito importantes para a saúde! (disse o Morango)

E, então a banana disse: - Sabem Frutinhas, não adianta ficarmos desesperadas, as crianças de hoje são muito inteligentes e sabem o que é melhor para elas, o que temos que fazer é levar essas informações para cada uma delas e fazer com que descubram o nosso real valor, tenho certeza que assim não nos deixarão mais de lado. - Como podemos fazer isso? (perguntou a Maçã)

- Devemos chegar aos livros das escolas, nas televisões, em locais onde as crianças tenham fácil acesso, transmitindo nossa importância na vida delas. E principalmente, tentar chamar a atenção dos pais, pois eles são os principais responsáveis pela boa alimentação dos filhos.

- Pois é, os pais fazem toda a diferença, se eles oferecerem mais frutas às crianças, comessem mais na frente delas falando da nossa importância, acredito que irão aceitar com mais facilidade, e sendo assim, nosso consumo irá aumentar muito na vida delas. (Disse a Pêra)

- Então, vamos lá frutinhas... O que estamos a fazer ainda paradas? Nosso desespero acabou, a solução foi encontrada e as crianças agora irão perceber o quanto perderam nos trocando por lanches industrializados. (Disse o Morango)
- Vamos lá, tornar a vida delas bem mais saudável! (Disse a Banana)

(Crianças é muito importante termos uma alimentação mais saudável, repleta de frutas, verduras... alimentos naturais!)

 Por Minéia Pacheco                                                                   Adaptado por Estefânia e Célia
(Fonte do texto: Google!)

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

OS ALIMENTOS

    A FRUTA







A palavra fruta tem muitos significados diferentes, dependendo do contexto em que se utiliza. Em botânica, um fruto é o ovário e sementes amadurecidas de uma planta em flor, e em muitas espécies, o fruto incorpora o ovário e os tecidos circundantes. Os frutos são assim, em botânica, os meios pelos quais as plantas florescem e disseminam as sementes.

Na cozinha, quando os alimentos são denominados frutos, o termo é mais utilizado para designar os frutos de plantas comestíveis, doces e carnudos, e que incluem, como exemplo, ameixas, maçãs e laranjas. Apesar de em culinária a palavra fruta ter uma utilização limitada, um grande número de produtos hortícolas, como nozes ou grãos, são também denominados em botânica como os frutos de várias espécies vegetais. Não existe uma única terminologia que realmente encaixe a enorme variedade que é possível de encontrar entre os frutos das plantas.

A grande maioria dos frutos, incluindo a fruta carnuda como a maçã, o pêssego, pêra ou manga são comercialmente valiosos para a alimentação humana, sendo consumidos frescos ou desidratados, em conserva ou na forma de compotas. Muita fruta é utilizada para fazer bebidas, como sumos de frutas (sumo de laranja, sumo de maçã, sumo de uva, etc) ou para fazer bebidas alcoólicas, como o vinho e aguardente.

Os frutos possuem um alto valor nutricional e possuem geralmente altos índices de fibras, água e vitaminas. A fruta contém também diversos fotoquímicos que são fundamentais para a saúde e preservação dos tecidos celulares e prevenção de doenças relacionadas com a má nutrição. O consumo regular de fruta está associado à redução do risco de cancro, de doenças cardiovasculares, da doença de Alzheimer, cataratas e de alguns dos declínios associados com o envelhecimento.









Artigo retirado da Internet - Copyright © 2008 Alimentação Saudável HOJE Todos os direitos reservados.